A visão de Guy Ritchie e a irreverência de Robert Downey Jr. combinaram muito bem na reinvenção do detective britânico com capacidades dedutivas inigualáveis. Num filme que sentimos ser mais uma introdução para a prometida sequela, do que um marco por si só, a sensação final não é de desilusão. Antes pelo contrário, a apresentação ao Sherlock Holmes de Guy Ritchie deixou um gosto de entusiasmo para o filme que porá Holmes em confronto directo com o seu inimigo de sempre, o Prof. Moriarty.
Acordar enterrado num caixão, ficar preso fora do barco em alto mar, ... (tantas situações, tantos filmes)
Após nascer das mãos dos Weinstein Brothers há 31 anos atrás, e ter sido vendida à Disney em 1993, a Miramax, produtora de filmes como Pulp Fiction, Shakespeare In Love, Chocolat, Gangs Of New York, Chicago, Kill Bill, Finding Neverland, No Country For Old Men e muitos outros, foi fechada hoje pela companhia do rato Mickey. Os filmes cuja distribuição estavam a seu cargo estão agora na prateleira há espera de serem esquecidos ou lançados grosseiramente. O que dizer? Nunca é uma boa notícia o encerramento de uma distribuidora/produtora de cinema. RIP
Anne Hathaway foi a escolhida para suceder a Forest Hitaker, que no ano passado divulgou os nomeados para os Oscars. Na próxima 3ª feira, à 1h30 (hora portuguesa), Hathaway revelará numa pequena cerimónia quem foram os seleccionados para concorrer aos grandes galardões da indústria cinematográfica americana. A grande noite terá lugar no já habitual Kodak Theater, Los Angeles, dia 7 de Março.
Após três anos como a escolha dos americanos, Denzel Washington perdeu o seu lugar para Clint Eastwood. O realizador dos sucessos do ano passado Changeling e Gran Torino (aqui também como actor), foi votado pelos americanos com a sua estrela favorita. Em segundo lugar, ficou o Chapeleiro Louco, mais conhecido como Johnny Depp. Do lado feminino, o sucesso de Sandra Bullock na comédia The Proposal e no drama biográfico The Blind Side, valeram-lhe o primeiro lugar das mulheres. Vejam aqui o TOP 10 dos americanos:
Ao que consta, a LucasFilm está a preparar um musical animado. Muito pouco se sabe sobre o projecto. Kevin Munroe (TMNT: Teenage Mutant Ninja Turtles) será o realizador, tendo o argumento sido escrito por David Berenbaum (Elf, Spiderwick Chronicles). Há também rumores de que este musical em CGI envolverá fadas?! Sim, é mesmo isto. Não se sabe se a história foi criada de uma ideia original de George Lucas ou não.
LucasFilm + CGI + musical + fadas = ?!?!?!?!?!?!?!?!?
Nos Richard Attenborough - que todos conhecemos pelo velhote que construiu o Jurassic Park - Awards, James Cameron continua a receber reconhecimento pelo seu multimilionário (e único) filme da última década. Mas enquanto a vitória de James Cameron não foi de todo surpreendente, o escolhido como filme do ano foi uma agradável surpresa. A pouco e pouco, o preconceito dos filmes animados começa a ser quebrado pela crescente qualidade e originalidade dos filmes da Pixar. Nas categorias de representação, Sam Rockwell recebe o galardão (pelos vistos há quem tenha visto o Moon!!) e Carey Mulligan é também reconhecida, reforçando a sua muito provável nomeação aos Oscars. A lista completa, já de seguida:
Excelentes notícias para Cannes. A edição deste ano do
Festival de Cannes, que decorre de 12 a 23 de Maio, conta com
Tim Burton no lugar de Presidente do Júri. Fantastic!
O obeso sucesso de Avatar em 3D está a pôr os executivos da Warner Bros com cifrões nos olhos. Tanto Clash Of The Titans, como os dois capítulos de Harry Potter and the Deathly Hallows vão ser modificados para poderem usufruir (monetariamente) da tecnologia 3D. Esta notícia está-me a deixar doente (continua...)
Nancy Meyers tem um currículo curto de comédias românticas inteligentes. Depois de ter dirigido estrelas como Natasha Richardson e Dennis Quaid (Parent Trap, 1998), Mel Gibson e Helen Hunt (What Women Want, 2000), Jack Nicholson e Diane Keaton (Something’s Gotta Give, 2003) e Kate Winslet e Cameron Diaz (The Holiday, 2006), chegou a vez de pegar na extraordinária Meryl Streep e colocá-la no meio de dois grandes actores de comédia: Alec Baldwin e Steve Martin. Continuando um pouco com a receita do costume, parece que Meyers gosta de dar às suas protagonistas uma grande vivenda de fazer inveja a muitos, uma carreira de sucesso, etc. Mas adiante…
Realizador e elenco de Wall Street 2: Money Never Sleeps.
É oficial. Avatar já é o filme mais rentável de sempre!
O presidente Barack Obama tem muito bom gosto no que toca a cinema. Todos somos curiosos. Quem é que não quer saber qual o Top de cinema do Presidente dos Estados Unidos da América? Os seus cinco filmes favoritos são os seguintes:
Cyrus não é mais um filme com a dondoca da Disney, Miley Cyrus, é uma comédia dos irmãos Duplass que é visto como uma promessa do Festival Sundance. Conta com Marisa Tomei, Jonah Hill, Catherine Keener e John C. Reilly no elenco. Aqui fica o trailer, logo a seguir:
Foi divulgado pela Universal Pictures o último poster do filme The Wolfman. Ainda sem data de estreia marcada para as nossas salas, o filme realizado por Joe Johnston e protagonizado por Benicio Del Toro, Anthony Hopkins e Emily Blunt, conta a história de um homem que é mordido por um lobisomem. Já dá para perceber vagamente o que lhe vai acontecer... Continuem para ver o trailer.

A
Producers Guild of America entregou os seus prémios na suas categorias de cinema a noite passada. De uma lista de 10 nomeados (
Avatar, Distric 9, An Education, The Hurt Locker, Inglourious Basterds, Invictus, Precious, Star Trek, Up e Up In The Air) foi o filme de Kathryn Bigelow,
The Hurth Locker, o premiado com a distinção de Produção do ano. Fortes indícios para a noite dos Oscars!
Na animação, e sem surpresas, Up venceu a concorrência de Fantastic Mr. Fox, 9, The Princess And The Frog e Coraline.
Dois anos depois de Juno, que parecia esforçar-se demasiado para ser indie, Jason Reitman consegue aqui um filme saboroso e muito bem escrito.

Terminou há poucos minutos a cerimónia de entrega dos
SAG Awards. Sem muitas surpresas, os vencedores coincidiram com os dos Golden Globes. Um "Hurray" aos
Inglourious Basterds se faz favor.
Cast in a Motion Picture: Inglourious Basterds
Male Actor in a Leading Role: Jeff Bridges, Crazy Heart
Female Actor in a Leading Role: Sandra Bullock, The Blind Side
Male Actor in a Supporting Role: Christoph Waltz, Inglourious Basterds
Female Actor in a Supporting Role: Mo'nique, Precious
A Disney publicou recentemente novas e suculentas imagens da sua mais recente parceria com Tim Burton.

O quarto capítulo da saga Piratas das Caraíbas começa a ser filmado este Verão no Hawaii. A data de estreia de
Pirates Of The Caribbean: On Stranger Tides, realizado por
Rob Marshall (
Nine), está prevista para o Verão do próximo ano.

Apareceram rumores de que
Tim Burton poderá vir a realizar uma versão alternativa do clássico filme da Disney
The Sleeping Beauty. Na versão de Burton, o filme seguirá a história pelo olhar da vilã,
Maleficent. Ficaram curiosos?
[1:00] Está a começar. Obrigado AXN. A cada categoria e sempre que oportuno, actualizarei o post. (Só vou falar da parte de cinema.)

Tom Hanks descobriu há poucos dias o Twitter. Aqui fica o
link para a sua página, caso alguém o queira "seguir", e o seu primeiro twitt (datado de 11 de Janeiro):
"Testing... testing... Is this thing on??"
A Broadcast Film Critics Association premiou ontem o que melhor se fez em cinema em 2009. The Hurth Locker e Avatar foram os grandes vencedores da noite. Avatar foi o mais premiado da noite, vencendo em seis categorias, mas foi The Hurth Locker que levou para casa as estatuetas para as duas principais categorias: Melhor Filme e Melhor Realização (Kathryn Bigelow). Sinceramente, preocupa-me que The Hurth Locker permaneça imparável na categoria de melhor filme. Acho que é bastante discutível o facto de ser o melhor do ano (Que na minha opinião, não é). Sandra Bullock (The Blind Side)conseguiu um empate com Meryl Streep (Julie & Julia) na categoria de melhor actriz e proporcionou o momento mais falado da noite com o beijo entre as duas actrizes. Quentin Tarantino recebeu o muito merecido prémio de melhor argumento original por Inglourious Basterds. Espero que muitas distinções para Tarantino estejam para vir durante estes meses. Aqui fica a lista completa dos premiados:
Sete anos após o oscarizado Chicago, e depois de um não muito apreciado Memoirs Of A Geisha, Rob Marshall regressa onde se sente à vontade, ao musical. Numa Itália dos anos 60, esta obra baseada no filme de Frederico Fellini, 8 1/2, e no musical da Broadway com o mesmo nome, Marshall pegou num elenco luxuoso de beldades talentosas e fez um filme com uma classe diferente da de Chicago e que claramente é mais selectivo no público que irá agradar.

O realizador
Joe Johnston (
Jumanji,
Jurassic Park III e
The Wolfman) avançou pormenores sobre a muito esperada continuação da saga Jurassic Park, que teve início nos anos 90 pelas mãos de Steven Spileberg. Segundo Johnston, o quarto filme da saga será o começo de uma nova trilogia, diferenciando-se dos primeiros três filmes. Deixo aqui um excerto e o
link para a entrevista de Johnston ao BoxOffice.com.
"Well, there is going to be a Jurassic Park IV. And it's going to be unlike anything you've seen. It breaks away from the first three—it's essentially the beginning of the second Jurassic Park trilogy. It's going to be done in a completely different way. (...) We don't want to make sequel after sequel just because there's a market for it. We want to tell different, interesting stories."
Quanto à última frase, espero que o quarto capítulo não seja mesmo apenas o limão espremido até ao fim.

Nuno Markl já viu
A Bela e o Paparazzo, o mais recente de filme de António Pedro Vasconcelos. Participando como actor no filme, é suspeito, mas acreditemos nele e demos uma hipótese a um filme português que, apesar de ter a Soraia Chaves, pode ser que não tenha sexo gratuito e mamocas à mostra. Pois segundo o próprio:
"Kudos para o António-Pedro Vasconcelos e o Tiago R. Santos por terem criado uma comédia romântica tão elegante, veloz e divertida e por provarem que ser comercial não implica não ser inteligente e acutilante."
Para aguçar ainda mais o apetite aos seus seguidores no twitter, Nuno Markl decidiu vestir-se (metaforicamente) de Willy Wonka e prometeu dar um golden ticket para a ante-estreia VIP do filme no dia 21. Não sei o que vai ser preciso para receber esse bilhete, mas na via das dúvidas vou já começar a comprar tabeletes de chocolate. Desejem-me sorte.