A AMPAS (Academy of Motion Picture Arts And Science, para quem não sabe) tem atingido uns níveis elevadíssimos de estupidez. Comecemos pela estapafurdia decisão de elevar o número de nomeados a Óscar de Melhor Filme para 10. Ehh que fixe, são tão porreirinhos estes senhores... Agora já vai haver muito mais gente lá em casa a interessar-se pela cerimónia da Academia (sarcasmo! sarcasmo!). Pelo menos não se atreveram a nomear The Dark Knight este ano. Decisão nº2 com grau de estupidez superior a 90%: retirar da cerimónia a entrega dos galardões honorários e passá-la para uma celebração privada, em Novembro. Ehh que fixe, são tão porreirinhos estes senhores... Agora as pessoas lá em casa já não vão precisar de fazer zapping na altura em que entregariam um prémio a uma pessoa que não fazem ideia de quem seja (sarcasmo! sarcasmo!).
A busca desesperada pelas audiências está a transformar os Academy Awards num espectáculo televisivo, quando o boejctivo principal seria uma celebração cinematográfica. É tanta a vontade da AMPAS de agradar ao público, que se banaliza o selo de "Nomeado ao Óscar de Melhor Filme" e se desprezam as grandes personalidades do cinema que mereciam uma homenagem e uma celebração perante os milhões de telespectadores por todo o mundo. Apenas pela audiência dos que não vêm o cinema com os olhos de poucos, despreza-se a história duma arte que tem mais de 100 anos. Shame on you!
Recentemente, Meryl Streep veio sugerir a realização da cerimónia o mais cedo possível, talvez até 1 de Janeiro. Ela própria também não acha que a duplicação dos nomeados seja solução, mas que antecipar a cerimónia para antes de todas as outras entregas (Golden Globes, SAG Awards, Bafta, etc.) iria cativar o público para assistir à entrega dos Óscares. Ora aí está uma ideia que não iria de qualquer forma menosprezar a sétima arte ou prejudicar a qualidade da celebração cinematográfica que são os Óscares da Academia. Ouçam a senhora...
“As time has gone on, so many other televised award shows precede the Oscars, and I do think that’s diluted their importance…Certainly, everybody seems exhausted by the time the same people have trampled up on stage at the Golden Globes, the SAGs, the Broadcast Film Critics, the Baftas….There are so many now and they’re all on TV. I mean, you wanna see some real acting? Watch somebody who’s won five times before they get to the Oscars, then they get up on stage and they do the performance of, ‘Oh! Yes!’ Wow, that’s a big job! And who could blame them?…I think the Academy should move it up to Jan. 1 and preempt everybody else. That is the big Kahuna, it’s the one that counts. And I think it’s just so bizarre that they allow themselves to be the caboose”
Enviar um comentário