Avatar versão 1.2

Sou eu o único que acha este relançamento uma intrujice?

Já esquecendo o facto de o filme estar a ser relançado para os cinemas poucos meses após a sua estreia, tudo isto só para esmiuçar o filme ao máximo, o pior disto tudo é a tentativa de burlar o espectador. "Never-Before-Seen Footage"... Se esses 9 minutos adicionais numa película de 162 minutos, foram cortados da versão original, porque raio é que agora são tão importantes para o filme que já são inseridos, em vez de figurarem como deleted scenes em DVD's, que é o normal nestes casos? O que este caso tem de diferente, é que o autor desta manobra chama-se James Cameron, que pelo que demonstra nestes últimos tempos, está mais preocupado em espremer os seus filmes até ao tutano, do que manter a integridade dos mesmo e não aborrecer as pessoas que, como eu, já estão fartas da necessidade doentia de expor os seus filmes o mais possível, recorrendo a tudo o que encontra pelo caminho para que haja uma nova razão para se rever os seus megalómanos sucessos de bilheteira.

Titanic em 3-D já vem a caminho. Não consigo mesmo perceber a necessidade disto... E são coisas destas que me reforçam a convicção de que o 3-D é apenas uma forma de aumentar o rendimento dos filmes e não algo que foi criado para melhorar a forma como um filme pode ser "contado" às pessoas. Faço figas para que o Titanic 3-D afunde rapidamente no box office. Para além do que se passa nas salas, até no mercado do DVD o Mr. Cameron gosta de ser burlão. A edição em DVD do Avatar não saiu sem qualquer bonus features só cá em Portugal. Foi decisão geral que apenas existisse uma edição em DVD ou Blu-Ray do filme sem qualquer tipo de extras ou cenas cortadas, etc. Assim, os fãs do filme (que ainda são bastantes) podem comprar esta edição agora porque querem o DVD do filme o mais depressa possível, e depois no final do ano podem voltar a gastar dinheiro no filme pois sairá a edição especial com extras.

Bem, tudo isto para sublinhar o carácter explorador que James Cameron adora exercer nas suas obras. E o possível argumento de "estas decisões são dos executivos gananciosos que querem fazer render o filme" não me convence nem um pouco. Alguém da dimensão do James Cameron tem controlo sobre as suas obras e sobre este tipo de decisões nada levianas... Digamos que Cameron é um realizador ganancioso que quer fazer render o filme.
5 Responses
  1. Nuno Pereira Says:

    Sem duvida que tens um certa razão no que dizes e na chulice pegada que vemos neste mundo Economico em que vivemos onde só os $ é que contam.

    Infelizmente ou talvez não no Avatar temos esse exemplo descabido de 3 versões de DVDs e Blu_Ray lançadas "espera-se no mesmo ano comercial" Uma já saiu, falta a versão 3D e a versão do Making of e etc..

    Agora não posso deixar de criticar um pouco quando falas do Cameron, talvez te esqueças que os estudios/distribuidores do filme são aqueles que levam a maior fatia do bolo e aqueles que assinam para valer o que quer que seja.

    Talvez te esqueças que Avatar é um sucesso financeiro que dobrou todos os filmes de maior sucesso que vimos nos ultimos anos.

    Em Março deste ano Avatar tinha ainda imensas salas cheias de cinema quando foi retirado para dar lugar ao Alice do Tim Burton, e antes... nalguns paises como a China foi retirado dos cinemas porque prejudicava o cinema nacional na China!!!! :)

    Talvez pareça louco, MAS RELANÇAR UM FILME NO MESMO ANO e depois de quase todo o mundo ter visto o filme, sem contar aqueles que já o viram em casa sacado da net ou através da compra da tal primeira edição do dvd/blu_ray.... só me passa pela cabeça dizer que não é preciso ter vergonha eles têm é coragem.

    Fazem falta mais filmes como este para levarem às pessoas ao cinema, e nisso Cameron é o rei do mundo.


  2. JM Says:

    Nasp

    Antes demais, muito obrigado pelo teu comentário. Sim, os estudios/distribuidores sao os que mais dinheiro querem e os que mais se esforçam para que estas situações existam, mas também parte dos realizadores que têm poder sobre a sua obra, zelar pelo que os estudios tentam fazer. Neste caso, de certeza que James Cameron tem poder sobre Avatar ou Titanic para validar ou não estas decisões. Trazer Titanic em 3D e trazer Avatar com 9 minutos de cenas inéditas é algo que a meu ver só tem interesses económicos por trás.

    É certo que as culpas não são só de Cameron e que ele sabe como puxar as pessoas ao cinema (não o crítico por isso). Eu também me lembro que na altura ele usou o argumento do Alice ter tirado salas ao Avatar para o voltar a trazer, mas estar a tentar vender o filme por ter 9 minutos de cenas inéditas, para mim, é demasiado...

    A meu ver não vejo que faltem mais filmes como este, pois as pessoas vão ao cinema para ver grandes obras cheias de pirotecnia e efeitos 3D e começam-se a esquecer de excelentes filmes que também merecem ser vistos.

    Mais uma vez obrigado pela participação.


  3. Nuno Pereira Says:

    Mas é sempre assim..... e à parte de existirem bons filmes para todos os gostos, acho que é visível que às pessoas gostam cada vez mais de cinema comercial e isso é algo que não é bem aceite por todos.

    São filmes como o Avatar que permitem a existençia de inumeras salas de cinema e até a produção de muitos e muitos filmes independentes anualmente! Por isso eu digo que fazem falta mais como este.


  4. Unknown Says:

    http://cinemaschallenge.blogspot.com/2010/08/novo-gameblog.html


    um desafio que estou a laçar a todos os bloggers...vai ser semanal, por isso, agora, começo com algo mais fácil...;)


  5. Estou de acordo aqui com o Nasp. Eu cá não achei o filme absolutamente extraordinário, mas sinceramente não tenho nada contra o re-lançamento ou contra as várias versões de DVDs. Só compra quem quer e eles só fazem - e bem - o trabalho deles. Em nada me afecta. Continua a haver bom cinema e eu sei onde gastar o meu dinheiro bem gasto ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «