Toy Story 3 no cinema and beyond

Esta passada quinta-feira fui rever Toy Story 3. Depois da emocionante antestreia com a presença do realizador e da produtora, fui à sessão das 21h20 no Vasco da Gama. Para meu fascínio a sala estava cheia de adultos e jovens. Crianças: muito poucas. Não posso comparar com os outros filmes de animação, pois o último a que assisti no cinema já foi o The Princess And The Frog, mas o público do Toy Story 3 está longe de ser infantil. Desde jovens da minha idade que viram em crianças o primeiro Toy Story, até adultos que se lembram de ver o filme com os seus filhos há 15 anos atrás, a sala estava repleta de uma audiência ansiosa por relembrar personagens que os marcaram nos anos 90. Sentei-me ao lado de um rapaz um pouco mais velho que eu, que tinha ido sozinho. Do outro lado, dois jovens ainda mais velhos (quase 30, arrisco). Na fila da frente mais adultos e jovens adolescentes, todos ansioso pelo filme. As luzes apagam-se para começar o Day & Night e eu espreito por cima dos óculos 3D para, pela última vez, vislumbrar a sala cheia da minha última fila.

Por fim, a aventura que é Toy Story 3, começa com o olhar atento e entusiasmado de todos. As pessoas riram com os momentos de humor frescos, temeram naquelas situações complicadas e emocionaram-se com momentos de uma alma inigualável, esquecendo por completo que o que tínhamos à frente era um filme de animação por computador a representar bonecos de plástico. A ligação e a cumplicidade sentida foi maior do que com muitos actores de carne e osso, e no final, após aquela experiência de encher a alma e o coração, era inegável a satisfação e alegria das pessoas com o filme que tinham acabado de ver. As crianças sentiram uma aflição como já não sentiam desde os tempos de Pinóquio e Bambi, e os adultos devem ter chorado como já não choravam há muito no cinema. Foram 15 anos de convívio com este grupo carismático. Woody, Buzz, Rez, Slinky, Hamm, Sr. e Srª Cabeça de Batata, Jessie, Bala, obrigado. Andy cresceu, nós também e Toy Story 3 encerra uma viagem inesquecível, repleta de acção, aventura, emoção, romance, humor e tudo aquilo que o cinema tem de bom. Desculpa lá Inception, mas Toy Story 3 é o melhor de 2010 até agora. E com certeza o filme que mais puxou pelas nossas emoções desde há muitos, mas mesmo muitos anos para cá. Perfeito para as crianças, perfeitos para os adultos, perfeito para toda a gente, Toy Story 3 é do melhor que podemos ver no cinema.
0 Responses