Cada um tem a sua...
As opiniões são assim, mas há algumas que me deixam, no mínimo, perplexo. Ora vejamos, estava  há pouco a navegar no Cinema 2000, quando fico arrepiado com leitores a classificarem Shutter Island com uma estrela. Também Eurico de Barros, colaborador do site, não gostou nem um pouco do filme de Scorsese, mas este limitou-se a dar uma estrela ao filme e nem se deu ao trabalho de escrever nada a respeito. Portanto também não vale a pena dizer nada... Quanto a um leitor que decidiu expressar o seu descontentamento pelo filme, vale a pena comentar um excerto da sua intervenção [SPOILERS] (não vale a pena dizer o seu nome, quem quiser basta ir ao site em questão e encontra lá todas as críticas):
 
"(...)é tudo muito previsível. Durante o filme, eu adivinhava as coisas que iam acontecer a seguir, bem como algumas falas dos actores. Outra coisa, fiquei sem perceber, se ele era mesmo doente do hospital ou era policia enviado para lá para investigar. Há um erro, se ele era assim tão violento e perigoso, porque motivo o deixavam andar a passarinhar por toda a ilha ? Ele não devia estar sedado e num quarto da ala C ? Realmente, isto é básico."
 
Acho que isto diz tudo. Tão perspicaz e inteligente que foi para adivinhar o que ia acontecendo, e chegou ao fim e não percebeu o desfecho. Terá sido um "erro" como o próprio diz, ou terá sido incompreensão?   Aliás, do que vale julgar um filme que não compreendemos? De qualquer das formas, este tipo de justificações faz-me ver que Shutter Island não tem nada de verdadeiramente mau a assinalar. Há simplesmente quem não o compreenda, ou simplesmente, não goste. E ainda diz "isto é básico". Mas o que é que é básico? O filme não é de certeza. Talvez a interpretação de muitos é que seja. O meu conselho? Vão ver o Avatar.
 
Nota final: Não escrevo isto como crítica a quem não gostou/percebeu o filme e peço desculpas se ofendi alguém. A minha intenção é apenas comentar uma opinião generalizada de muitos espectadores, utilizando este caso apenas como exemplo.
3 Responses
  1. Opiniões díspares existem muitas.
    Pessoas que não percebem de cinema, também.

    Quando se juntam os dois, o resultado é esse que aí expuseste.
    Portanto, o teu conselho foi fantástico! :P

    Abraço


  2. Diogo Alçada Tavares Says:

    Fantástico, faz lembrar aquelas opiniões onde se fala fala, mas não se chega a dizer realmente nada!

    Um abraço*


  3. Unknown Says:

    Nossa quando primeiramente li o comentario no meio do texto quase tive um treco pensando que esta era sua ídeia sobre o filme! huahuahauahua
    A minha opinião é que não tratasse de um filme é sim uma obra de arte.