Oscars 2010: tempo para reflectir
Após ter visto todos os nomeados ao galardão principal, e ainda muitos outros pertencentes a outras categorias, é hora de reflectir e dar os últimos palpites referentes à grande lista de nomeados da Academia e discutir os possíveis vencedores da noite de amanhã. A grande batalha será entre ex-cônjuges, mas Tarantino ainda poderá ter alguma coisa a dizer. Nada está garantido (quer dizer, até estão alguns) e já faltam pouco mais de 24 horas para a grande noite (apesar de nunca ter estado tão desinteressado com uns Oscars). Bem, vejam o que penso, e comentem de vossa justiça.

Melhor Filme
Aquele que é o galardão mais disputado, conta agora com 10 nomeados. Já disse muito sobre isto, e não adianta negar: é uma decisão que envolve apenas marketing. Por isso vejo esta lista reduzida a apenas 5 possíveis vencedores: Avatar, The Hurt Locker, Inglourious Basterds, Precious e Up In The Air. Não é  difícil desvendar quais fazem parte do verdadeiro TOP 5, basta olhar para a categoria de melhor realizador. Também insisto na ridícula inclusão de The Blind Side, que é de longe muito fraco comparado com outros títulos do passado ano que foram excluídos da lista final. Mas dentro destes 5, parece-me óbvio que a grande dúvida será entre Avatar e The Hurt Locker. Apesar de, na minha opinião, nem um nem outro merecerem o galardão, The Hurt Locker é o melhor de dois males. Avatar não merece uma distinção destas. Por muitos prémios técnicos que ganhe, o argumento do filme está longe de ser muito bom. Um filme que apenas triunfa pelo visual e pelo artifício não pode ganhar este prémio. Daqui a muitos anos quando Avatar estiver ultrapassado tecnologicamente, o que é que resta? Apesar disso, o filme representa o futuro auspicioso em que Hollywood deposita a sua fé, por isso pode muito bem ser escolhido pelos votantes da Academia. Não há qualquer tipo de dúvida que Inglourious Basterds seria o justo vencedor, mas parece que Hollywood tem qualquer coisa contra Tarantino. Só uma coisa, passados tantos anos, qual acham melhor: Forrest Gump ou Pulp Fiction?
Quem vai ganhar: Avatar ou The Hurt Locker
Quem merece ganhar: Inglourious Basterds

Melhor Realizador
Também aqui a grande dúvida será entre Bigelow e Cameron. Premiar a megalomania de efeitos especiais e tons épicos, ou capacidade de fazer algo bom e modesto? Cameron já tem um e o seu multi-bilionário projecto é capaz de ser grande demais para a Academia. Titanic era uma história de amor-dramática, aqui já falamos de um épico de ficção científica que foi buscar o molde a Dances With The Wolves. Mais uma vez, o génio Tarantino foi discriminado pela Academia. Ao que parece, não tem hipóteses de vencer. Pior ainda estão Jason Reitman e Lee Daniels. Mas estes são quase estreantes, Tarantino já tem uma carreira de grandes filmes (e ainda não foi reconhecido pela Academia). Se o prémio se chamasse Melhor Cineasta, Tarantino ganhava-lhes aos pontos. Suspiro...
Quem vai ganhar: Kathryn Bigelow
Quem merece ganhar: Quentin Tarantino

Melhor Actor Principal
Daqui, só vi as interpretações de Clooney e Renner, mas à partida Jeff Bridges deverá ser o vencedor do prémio. Clooney já recebeu dois Oscars em cinco anos e Morgan Freeman também sai muito prejudicado pelo fraco sucesso de Invictus. Colin Firth, terá feito o papel da sua vida. Tanto o seu filme, A Single Man, como o próprio receberam rasgados elogios da crítica.
Quem vai ganhar: Jeff Bridges
Quem merece ganhar: Colin Firth

Melhor Actriz Principal
Poderá ser o ano de Sandra Bullock, que teve a sorte de entrar num filme bastante popular e bem recebido no mercado norte-americano. Sem dúvida que não merece o prémio, com representações de Meryl Streep (a justa vencedora pela sua maravilhosa interpretação de Julia Child), Calley Mulligan e Gabourey Sidibe bem superiores à dela. Após treze nomeações sem vencer, e com o seu último Oscar entregue há quase trinta anos, a Academia deve tomar cuidado se cometer o erro de não premiar Streep. Já outros anos se lhe escapou o prémio injustamente e não queremos que lhe chegue o prémio honorário com apenas dois Oscars de representação recebidos.
Quem vai ganhar: Sandra Bullock ou Meryl Streep
Quem merece ganhar: Meryl Streep

Melhor Actor Secundário
Uma categoria que não apresenta qualquer dúvidas. Christoph Waltz é o mais que justo vencedor que tem levado tudo o que são prémios de representação. É quase impossível o Oscar escapar-lhe.
Quem vai ganhar: Christoph Waltz
Quem merece ganhar: Christoph Waltz

Melhor Actriz Secundária
Aqui, também não devem haver grandes disputas. Mo'Nique tem sido bastante reconhecida pela sua excelente interpretação em Precious e deverá levar o Oscar para casa sem grandes espinhas.
Quem vai ganhar: Mo'Nique
Quem merece ganhar: Mo'Nique

Melhor Filme de Animação
A outra categoria em que o vencedor já está determinado há muito. A última obra-prima da Pixar vai levar para casa o Oscar sem dificuldades. Seria contraditório estar nomeado para Melhor Filme e não vencer esta categoria. De salientar o ano muito rico em animação em que não foi preciso encher a categoria com filmes animados por computador do género "Dreamworks".
Quem vai ganhar: Up
Quem merece ganhar: Up

Melhor Argumento Original
Tal como em 1995, Tarantino deverá receber o prémio que tanto merece pela sua fabulosa escrita (mais uma vez, poderá ser o "prémio de consolação para Tarantino"). Cada cena de Inglourious Basterds transpira cinema por todos os poros. Mesmo assim, deverá encontrar resistência do sobrevalorizado The Hurt Locker.
Quem vai ganhar: Inglourious Basterds
Quem merece ganhar: Inglourious Basterds


Melhor Argumento Adaptado
O argumento de Jason Reitman para Up In The Air parte em vantagem, embora não seja muito previsível quem sairá com a estatueta nesta categoria. Precious poderá surpreender.
Quem vai ganhar: Up In The Air
Quem merece ganhar: Up In The Air

Melhor Banda Sonora
Apesar da triste nomeação de James Horner por Avatar, o caminho para o Oscar está completamente aberto para Michael Giacchino e a sua brilhante partitura escrita para Up. O génio que já compôs para The Incredibles e Ratatouille e que é ingrediente principal do sucesso da série Lost, anda a namorar o Oscar com os Globos, Baftas e muitos outros prémios que tem recebido este ano. O Oscar fugir-lhe das mãos seria indesculpável (qualquer que fosse o vencedor).
Quem vai ganhar: Michael Giacchino, Up
Quem merece ganhar: Michael Giacchino, Up
0 Responses