Oscars 2010: uma cerimónia que deixou muito a desejar
Muito desiludido fui dormir depois da 82ª Cerimónia de Entrega dos Oscars. Inglourious Basterds saiu de lá apenas com o Oscar de Melhor Actor Secundário, The Hurt Locker foi o vencedor da noite com 6 estatuetas (incluindo Melhor Filme, Realização e Argumento Original) e James Cameron deve ter ficado com um melão depois do seu Avatar vencer em apenas 3 categorias (Direcção Artística, Fotografia e Efeitos Visuais). Os apresentadores, em quem depositava grande fé não tiveram tempo nenhum para brilhar. Na vontade imensa de encurtar a cerimónia e dinamizá-la, o tiro saiu pela culatra e assistimos a um despachar de prémios, numa gala completamente em piloto automático. Tudo na base da previsibilidade. A pior que já vi. Vou então rever a lista de vencedores:

Best Picture
Avatar
The Blind Side
District 9
An Education
The Hurt Locker
Inglorious Basterds
Precious
A Serious Man
Up
Up In the Air
O prémio que deveria ter sido entregue a Inglourious Basterds foi entregue ao sobrevalorizado The Hurt Locker. Quero ver qual é que vai ficar para a posteridade (situação igual à de Pulp Fiction/Forrest Gump). Pior seria ganhar o Avatar, por isso o mal feito não foi tão grande. A Academia pelos vistos queria se afirmar contra produções gigantescas e dar valor a filmes "pequenos".

Best Director James Cameron, Avatar
Katherine Bigelow, The Hurt Locker
Quentin Tarentino, Inglourious Basterds
Lee Daniels, Precious
Jason Reitman, Up In The Air
Não é a melhor realização do ano, volto a dizer que Tarantino merecia este Oscar, mas há que dar mérito a Bigelow pelo trabalho que fez numa produção independente. Primeira mulher a receber o Oscar de Realização. Momento que vai ficar para a história.

Best Actor
Jeff Bridges, Crazy Heart
George Clooney, Up In The Air
Colin Firth, A Single Man
Morgan Freeman, Invictus
Jeremy Renner, The Hurt Locker
O merecido galardão, que deve ter sido disputado taco-a-taco com Colin Firth, deu o devido reconhecimento à carreira de Jeff Bridges. É um justo vencedor.

Best Actress
Meryl Streep, Julie & Julia
Sandra Bullock, The Blind Side
Helen Mirren, The Last Station
Carey Mulligan, An Education
Gabourey Sidibe, Precious
Do meu ponto de vista, cometeu-se aqui uma grande injustiça. Sandra Bullock recebeu o Oscar por uma boa representação comparada com os seus outros filmes, mas no quadro geral, saber fazer um sotaque sulista não chega. Meryl Streep faz isso e muito mais e a sua Julia Child deveria ter sido a vencedora do ano. Gostei dum comentário que ouvi durante a noite: "A Meryl Streep não precisa dos Oscars, os Oscars é que precisam da Meryl Streep." Não deixa de ser verdade. Com Oscar ou sem Oscar Meryl Streep é incontornável em todos os seus papéis. De salientar que Sandra Bullock é então a melhor e a pior do ano, após o Razzie que ganhou na noite anterior por um outro filme.

Best Supporting Actor
Christoph Waltz, Inglourious Basterds
Matt Damon, Invictus
Stanley Tucci, The Lovely Bones
Woody Harrelson, The Messenger
Christopher Plummer, The Last Station
O único Oscar da noite para Inglourious Basterds, e também a mais prevísivel categoria da noite. O até há pouco tempo desconhecido Chritoph Waltz e dono, sem qualquer sombra de dúvida, da representação do ano. Muitos Parabéns.

Best Supporting Actress
Penelope Cruz, Nine
Vera Farmiga, Up In the Air
Anna Kendrick, Up In the Air
Maggie Gyllenhaal, Crazy Heart
Mo’nique, Precious
Também sem supresas, Mo'Nique levou para casa o Oscar de Melhor Actriz Secundária pela sua fantástica representação em Precious.

Best Adapted Screenplay
Neil Blomkamp, Terri Tatchell, District 9
Neil Hornby, An Education
Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci, Tony Roche, In The Loop
Geofrey Fletcher, Precious
Jason Reitman, Sheldon Turner, Up In The Air
A categoria que deveria entregar a Up In The Air o seu único Oscar, acabou por ir parar a Precious. É triste ver o filme de Jason Reitman sair sem nenhuma estatueta.

Best Original Screenplay
Mark Boall, The Hurt Locker
Quentin Tarantino, Inglourious Basterds
Joel And Ethan Coen, A Serious Man
Alessandro Camon and Oren Moverman, The Messenger
Bob Peterson, Pete Docter, Up
Aqui, era de esperar que Tarantino recebesse o seu Oscar de compensação. Mas não, a Academia decidiu dar tudo o que possível a The Hurt Locker, sendo esta uma das grandes injustiças da noite.

Art Direction
Avatar
The Imaginarium of Doctor Parnassus
Nine
Sherlock Holmes
The Young Victoria
Numa categoria mais artística do que técnica, Avatar foi o vencedor. Um dos seus três Oscars.


Cinematography
Avatar
Harry Potter and the Half-Blood Prince
The Hurt Locker
Inglourious Basterds
The White Ribbon
Outro Oscar para Avatar. Melhor Fotografia é outro prémio que para além de técnico também deve muito à arte.

Costume Design
Bright Star
Coco Before Chanel
The Imaginarium of Doctor Parnassus
Nine
The Young Victoria
Sem muito para dizer, é uma categoria que não diz nada a muitos. O vencedor foi o esperado.

Documentary Feature
Burma VJ
The Cove
Food Inc.
The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home
O documentário de alerta à chacina de golfinhos nos mares do Japão levou o Oscar para casa e os vencedores fizeram questão de chamar a atenção para esta causa. Por cá, podemos ver o documentário nos cinemas.

Documentary Short
China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province
The Last Campaign of Governor Booth Gardner
The Last Truck: Closing of A GM Plant
Music By Prudence
Rabbit A La Berlin

Film Editing
Avatar
District 9
The Hurt Locker
Inglourious Basterds
Precious: Based on the novel Push by Sapphire
A meu ver, o justo vencedor seria Inglourious Basterds. Basta a cena do bar para vermos que o filme deveria ter sido premiado pela sua montagem. Infelizmente, a Academia só teve olhos para os desarmadores de bombas.

Foreign Language Film
Ajami
El Secreto de sus Ojos
The Milk of Sorrow
A Prophet
The White Ribbon
A grande surpresa da noite. Os favoritos, A Prophet e The White Ribbon, foram preteridos para El Secresto de sus Ojos, um filme argentino.

Make-Up
Il Divo
Star Trek
The Young Victoria
O único Oscar de Star Trek.

Music: Original Score
Avatar
Fantastic Mr Fox
The Hurt Locker
Sherlock Holmes
Up
O merecido vencedor! Giacchino recebeu o justo reconhecimento pela sua fantástica composição para Up. Era de longe o mais forte candidato e o único que merecia.

Music: Original Song
The Princess and The Frog – Almost There
The Princess and the Frog – Down In New Orleans
Paris 36 – Loin de Panane
Nine – Take It All
Crazy Heart – The Weary Kind
Previsível, mas a meu ver, injusto. A Academia tem o hábito de premiar estas canções mais "independentes".

Short Film: Animated
French Roast
Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty
The Lady And The Reaper
Logorama
A Matter of Loaf and Death
A curta francesa venceu o Oscar e despertou-me bastante curiosidade. Fica para breve.

Short Film: Live Action
The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants

Sound Editing
Avatar
The Hurt Locker
Inglourious Basterds
Star Trek
Up

Achievement In Sound Mixing
Avatar
The Hurt Locker
Inglourious Basterds
Star Trek
Transformers: Revenge of the Fallen
Tanto na edição, como na mistura, The Hurt Locker foi premiado pelo excelente trabalho na área do som.

Best Visual Effects
Avatar
District 9
Star Trek
Alguém estava à espera de outra coisa?

Best Animated Picture 
Coraline
Fantastic Mr Fox
The Princess And The Frog
The Secret Of Kells
Up
Mais um Oscar para a Pixar. Totalmente merecido. Up junta-se a The Incredibles como os únicos filmes da Pixar que receberam dois Oscars.
Vencedores da noite: The Hurt Locker (6), Precious (3), Crazy Heart (2) e Up (2)
Os grandes derrotados: Avatar (3) e Inglourious Basterds (1)
O mais escandaloso: Melhor Argumento Original para The Hurt Locker
O mais previsível: Melhor Actor Secundário - Christoph Waltz
O que mais gostei de ver entregue: Melhor Banda Sonora - Michael Giacchino por Up
Melhor apresentação: Ben Stiller vestido de Na'vi
Pior apresentação: Taylor Lautner e Kristen Stewart
Melhor número: Apresentação das bandas sonoras
Pior da gala: cortarem a apresentação das canções nomeadas e apressarem a gala de modo a que alguns vencedores nem conseguiram discursar; não deixaram o Alec Baldwin e o Steve Martin brilhar

1 Response
  1. Muito bem, concordo em absoluto com practicamente tudo o que referes.

    Em especial ao argumento original e à montagem. Aquela cena do bar é uma beleza!